quarta-feira, 28 de maio de 2008

EQUIPE 02 – RECICLA PARA VIVER (6º LUGAR) - TARDE

Pontuação – Coleta de Material Reciclável

PET-772 pontos

Vidro-91 pontos

Caixa grande-6 pontos

Caixa pequena-7,50 pontos

Latinhas-18 pontos

Embalagem de Plástico-49,50 pontos

Lata-0,50 pontos

Bandeja de ovos-0,20 pontos

Embalagem (danone/todinho)-2,40 pontos

Tampinhas-0,20 pontos

Outros materiais (bacia)-4 pontos

Total – 951,30 pontos

Pontuação das Provas

a) Organização, envolvimento e disciplina – 240 pontos

b) Grito de guerra – 240 pontos

c) Nome da equipe – 260 pontos

d) Caracterização – 260 pontos

e) Animação – 280 pontos

f) Símbolo – 260 pontos

g) Cartaz – 220 pontos

h) Folder – 200 pontos

i) Ação solidária na comunidade – 100 pontos

j) Cadastro de catador e apresentação – 100 pontos

k) Coleta de material reciclado – 951,30 pontos

l) Apresentação de telejornal – 280 pontos

m) Produção textual – 200 pontos

TOTAL GERAL – 3.591,30 pontos

terça-feira, 20 de maio de 2008

Provas para a II Gincana Ecológica do Centro Dom Hélder Câmara

II Gincana Ecológica do Centro Dom Hélder Câmara

Objetivo Geral

Promover o envolvimento das crianças e adolescentes com temas relacionados ao meio ambiente e ecologia refletindo e sensibilizando-os sobre a problemática ambiental em sua comunidade.

Provas e Atividades

As equipes devem estar atentas, pois o nome da gincana e seu objetivo enfatizam a questão da ecologia e meio ambiente. Portanto, a pontuação das provas relativas ao nome da equipe, grito de guerra e caracterização estarão considerando essa contextualização.

Organização, envolvimento e disciplina da equipe

A avaliação contemplará a organização, envolvimento e disciplina da equipe durante todo o processo da gincana e principalmente no dia do evento.

Grito de Guerra, nome da equipe e caracterização

O grito de guerra será apresentado no dia da gincana. Contará pontuação o envolvimento e criatividade da equipe na escolha do nome, apresentação do grito de guerra e na caracterização do grupo.

Animação

Neste item contará a animação da equipe no dia da gincana como também as atitudes de respeito para com as demais equipes.

Elaboração de um cartaz e um panfleto divulgando para comunidade que no Centro Dom Hélder Câmara será instalado um posto de coleta dos seguintes materiais (papel/papelão, plástico e metal) e a importância da coleta seletiva para o meio ambiente e para nossa comunidade

Nesta prova valerá a criatividade da equipe na construção do cartaz (meia folha de cartolina) e do folder (folha de ofício frente e verso) que deverão ser confeccionados com antecedência e apresentados no dia da gincana.

Cada equipe deverá apresentar um símbolo/desenho contextualizado com o tema da gincana. Este símbolo/desenho serviria para identificar a equipe.

O mais criativo será escolhido como logomarca do evento. Os/as educadores/as podem delegar essa prova aos que tenham mais habilidade com desenho. O autor deve assinar a sua criação. Os desenhos não podem ser copiados da internet, precisam ser originais.

Ação solidária na comunidade: fazer cadastro de um catador do bairro e desenvolver um trabalho de sensibilização nas ruas em que o mesmo desenvolve sua coleta

O catador precisa residir na comunidade. A equipe preencherá uma ficha de cadastro com dados do catador, nome das ruas em que desenvolve a coleta, dias e horários em que realiza sua coleta. A equipe escolherá uma rua para desenvolver uma ação de sensibilização nessas ruas quanto ao trabalho dos catadores e a importância do mesmo para o meio ambiente. Para esta ação a equipe pode utilizar o folder confeccionado.

Coleta de material reciclado: garrafas PETI (unidade), garrafas de vidro (unidade), embalagens de papelão e papel (volume), óleo de cozinha usado (guardar em garrafa PETI e cada litro contará ponto) e demais materiais que possam ser reciclados.

Ganha a pontuação o grupo que trouxer a maior quantidade/volume de material para reciclagem. Quanto às garrafas de vidro, não serão aceitas garrafas quebradas. A equipe deverá cuidar da limpeza do material coletado, não trazendo material sujo ou molhado.

Trazer no dia da gincana um/uma catador/a do bairro para receber a doação deste material

No dia da gincana o/a catador/a precisa estar presente para recebimento do material com seu carrinho de madeira ou carroça. Todos os grupos que trouxerem o/a catador/a e estiverem dentro das condições citadas receberam pontuação.

Apresentação de um telejornal com duas notícias sobre a questão ambiental no Bairro Mario Andreazza

Valerá a criatividade da equipe na apresentação do telejornal e exposição dos problemas escolhidos.

Produção textual sobre um dos temas da Via Sacra – 2008

Cada grupo deverá escolher dentre os seus componentes uma produção textual sobre um dos temas trabalhados na Via Sacra produzidos nas turmas de ludo e estudo. O texto deverá ser lido por um dos componentes do grupo e a desenvoltura na leitura também será matéria de pontuação.

Observações:

Para o turno da tarde a prova que diz respeito à ação solidária será diferente do turno da manhã. As equipes escolherão uma turma dentre as escolas do bairro e desenvolverão um trabalho de sensibilização e divulgação das medidas de prevenção contra a dengue.

I Gincana Ecológica do Centro Dom Hélder Câmara

PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA AOS MATERIAIS RECICLÁVEIS

PET (grande/pequena/detergente/água sanitária) – 4 pontos

VIDRO (grande/pequeno) – 3,5 pontos

CAIXA GRANDE – 3 pontos

CAIXA PEQUENA – 2,5 pontos

SACOLA CHEIA DE PAPEL/JORNAL – 2 pontos

GRADE DE PLÁSTICO (frutas/bebidas) – 2 pontos

LATINHAS (refrigerante/cerveja) – 1,5 pontos

EMBALAGENS PLÁSTICAS (cremes/material de higiene pessoal/margarina/outros utensílios) – 0,50 pontos

LATA (leite/óleo) – 0,50 pontos

PNEU (grande/pequeno) – 0,30 pontos

EMBALAGEM DE DANONE OU TODINHO – 0,15 pontos

BANDEJA DE OVOS – 0,20 pontos

ISOPÔR – 0,20 pontos

TAMPINHAS – 0,10 pontos

Participação de educandos/as do Centro Dom Hélder Câmara em abertura do Programa Esporte e Lazer da Cidade - PELC

Educandos/as e educadores/as do Centro Dom Hélder Câmara participaram no dia 17 de maio de 2008 da abertura do Programa Esporte e Lazer da Cidade - PELC, que visa suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, principalmente, em áreas consideradas de risco social.

Na oportunidade as crianças e adolescentes apresentaram para as autoridades e comunidade presente o trabalho que vem sendo desenvolvido nas oficinas de percussão e capoeira. A idéia é que adolescentes do Centro possam ser voluntários no desenvolvimento deste projeto sendo monitores da oficina de capoeira que também será oferecida a população. No núcleo do Mario Andreazza as atividades acontecerão aos sábados e as inscrições para as oficinas estão sendo realizadas na secretaria da escola.

Este projeto tem o apoio do Ministério dos Esportes e está sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Bayeux em dois núcleos: E.M.E.F. Maria do Carmo (Bairro Mario Andreazza) e no SESI de Bayeux. Os outros dois núcleos do estado estão funcionando na cidade de Campina Grande.

O objetivo da iniciativa é democratizar o acesso às políticas públicas para o setor, reconhecendo e tratando o esporte e o lazer como direito social. À princípio, a meta no Estado é beneficiar cerca de 1600 usuários do programa, sendo 400 em cada núcleo instalado.

Para o Ministério do Esporte, o papel ocupado pelo Esporte e o Lazer no mundo contemporâneo não pode ser outro senão o de instância de emancipação de desenvolvimento humano. Por isso é que o Governo Federal criou o Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC.

Via Sacra - 2008 (1ª Estação)

Tema: Protege a vida!

Data: 19 de março de 2008

Apresentação
A Via Sacra realizada pelo Centro Dom Hélder Câmara no bairro Mario Andreazza já é um evento que faz parte da programação cultural e religiosa da cidade de Bayeux - PB. Todo ano crianças, adolescentes, educadores/as, funcionários do Centro e comunidade em geral se envolvem nesta programação acompanhando em caminhada pelas principais ruas do Mutirão o sofrimento de Jesus. Na oportunidade os problemas sociais do bairro são enfocados e os moradores são chamados a refletir sobre as questões que envolvem saúde, educação, meio ambiente, política e cidadania. Esses problemas são contextualizados segundo o tema geral da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica. Este ano elegemos o tema Protege a Vida, abordando as diversas fases da vida humana como também os problemas e angústias que afetam cada etapa do desenvolvimento. Os/as educandos/as do Centro vivenciaram momentos de discussão e debate onde foi possível compartilhar problemas que afetam cada etapa da vida (criança, adolescente, jovem, adulto e idoso), produziram textos e montaram esquetes para organização da Via Sacra - 2008. No ano de 2008 contamos com uma participação significativa e envolvimento da comunidade, como também de todos/as os/as educandos/as e seus familiares.
1ª Estação
Local - Praça do Colégio Antônio Gomes em frente à Igreja Católica. Problemática – A vida da criança em nossa comunidade

Nesta estação, presenciamos a condenação de Jesus pelo modelo econômico, cultural e religioso do seu tempo. Assim como Jesus, também nossas crianças nos dias atuais estão condenadas à morte quando não tem seus direitos respeitados. Catar lixo, material reciclável ou qualquer outro tipo de trabalho, exploração e abuso devem ser denunciados. Não podemos calar diante dessas situações. A criança precisa e tem o direito de brincar e estudar. Protegemos a vida quando cuidamos de nossas crianças, pois elas são o futuro da nossa nação.

Crianças do Centro Educacional Madre Michele representam crianças do bairro Mario Andreazza que vivem catando lixo.

Crianças do Centro Educacional Madre Michele falam sobre o direito a escola e ao brincar previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Apresentação de um coral das crianças e adolescentes do CDHC cantando músicas que falam da importância da paz e solidariedade para esta comunidade.

Oração – Ó Deus, criador de todas as coisas boas, olha com carinho de Pai para todas as crianças da nossa comunidade e do nosso país, toca o coração dos nossos governantes e das famílias para que todos tenham como meta o respeito aos direitos da criança. Reserva para todos nós sabedoria para cuidar e proteger as nossas crianças e coragem para lutar pela vida em abundância. Pedimos isso, pelos méritos da Paixão e morte de teu Filho amado Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Via Sacra - 2008 (2ª Estação)

Tema: Protege a vida!

Data: 19 de março de 2008

2ª Estação Local – Antiga lavanderia. Problemática – A vida do adolescente em nossa comunidade

Adolescentes encenam os problemas que atingem a adolescência em nossa comunidade: drogas, gravidez na adolescência, exploração sexual, entre outros.
O consumismo, as drogas, a gravidez na adolescência, a desestrutura familiar e a falta de informação são alguns dos problemas que afetam a vida dos adolescentes em nossa comunidade. São poucas as opções de lazer e a educação ainda não tem a qualidade desejada, falta infra-estrutura nas escolas e políticas públicas que favoreçam a formação integral dos adolescentes. Na medida em que não cuidamos dos nossos adolescentes vamos morrendo aos poucos porque eles representam a vida. Oração – Ó Deus, teu Filho Jesus caiu sob o peso da cruz. Tantos são os problemas que afetam os nossos adolescentes denegrindo e condenando a vida ainda em formação. Senhor tem piedade de nós e ajuda-nos a compreender melhor os problemas relativos a essa etapa do desenvolvimento humano. Pedimos isso, pelos méritos da Paixão e Morte de teu Filho amado, Jesus Cristo, nosso senhor.

Via Sacra - 2008 (3ª Estação)

Tema: Protege a vida!

Data: 19 de março de 2008

3ª Estação Local – Centro Comunitário Problemática – A vida do jovem em nossa comunidade

Adolescentes encenam as dificuldades encontradas pelo jovem na busca do 1º emprego. As empresas exigem estudo e experiência.

Quantas vezes pensamos em desistir diante das dificuldades. As oportunidades são poucas, as responsabilidades são muitas. A vida cobra êxitos e maturidade. Muitas questões que não eram importantes para nós na adolescência agora são prementes: preciso de trabalho para sobreviver, para sustentar uma família que em muitos casos não foi planejada.

No passado deixamos de investir em caminhos que levam a vida e fizemos escolhas erradas que hoje pesam sobre nós. Esses são os principais dilemas que afetam a vida do jovem em nossa comunidade.

Adolescentes reivindicam políticas públicas que venham contribuir com a preparação do jovem para o mercado de trabalho.

Oração – Ó Deus enviaste teu Filho Jesus para assumir a natureza humana, ser igual a nós. Ele se humilhou e obedeceu, entregando sua vida por nossa salvação. Ensina aos jovens a não fraquejar diante das dificuldades e dos problemas. Pedimos isso, pelos méritos da Paixão e Morte do teu Filho amado, Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Uma multidão acompanha a Via Sacra de Jesus pelas ruas do Mario Andreazza

Via Sacra - 2008 (4ª Estação)

Tema: Protege a vida! Data: 19 de março de 2008
4ª Estação Local – Ponto dos alternativos Problemática – A vida na fase adulta em nossa comunidade (homem e mulher) Nesta estação contemplamos Jesus que cai duramente pela terceira vez com o peso da cruz. Assim como Jesus, nós na fase adulta também fraquejamos com o peso da cruz. São tantas as dificuldades para homens e mulheres: brigas e desentendimentos familiares, desemprego, alcoolismo, violência contra a mulher, falta de perspectivas e problemas estruturais do nosso bairro. Esses são alguns dos muitos problemas enfrentados na vida adulta. Diante de tantos problemas muitas vezes fraquejamos e nos sentimos impotentes.

Adolescentes encenam os vícios que aprisionam o ser humano, gerando violência e negligência nos lares.
Oração – Ó Deus, Pai de todas as criaturas, dirige teu olhar para os homens e mulheres de nossa comunidade, vem em teu socorro. Ensina-nos a termos sabedoria diante das muitas atribulações da vida. Pedimos isso, pelos méritos da Paixão e Morte de teu Filho amado, Jesus Cristo, nosso senhor.

Maria acompanha Jesus que vai sendo chicoteado pelos soldados. A população acompanha e se emociona com o sofrimento de Jesus.

Via Sacra - 2008 (5ª Estação)

Tema: Protege a vida!
Data: 19 de março de 2008
5ª Estação Local – Em frente ao posto do PSF. Problemática – A vida do idoso em nossa comunidade
Adolescentes encenam a falta de atenção e respeito para com a pessoa idoso nos espaços públicos.
A morte de Jesus na cruz representa também o descaso da nossa comunidade para com a população idosa. Toda vez que os direitos reservados aos indivíduos nessa fase da vida não são respeitados nossa sociedade fere a dignidade humana. Isso vale também para as famílias e para o poder público que não assumem ou não tratam com respeito àqueles que já fizeram muito por nós, por nossa sociedade.
A multidão que acompanha comovida o sofrimento de Jesus crucificado.
Oração – Ó Deus, Pai de bondade, olha por nossos idosos, protege, acolhe teus filhos e filhas e que tanto já contribuíram para o crescimento desta comunidade, nos dá discernimento para compreendermos os problemas relativos a essa faixa etária da vida. Pedimos isso, pelos méritos da Paixão e Morte de teu Filho amado, Jesus Cristo, nosso senhor.
Jesus é crucificado e a população se emociona com a história do filho de Deus.
Maria chora a morte de seu filho amado.
Encerramento Local – Ginásio do Centro Dom Hélder Câmara
Reflexão - Em todas as fases da vida precisamos do alicerce da família para enfrentar as adversidades que a vida nos impõe e pelo contexto social que nos rodeia. Mas como anda a situação das famílias em nossa comunidade? Para concluir a Via Sacra - 2008, vamos dançar a Ciranda de Paz como sinal de nossa unidade, da nossa fé que ressuscita a paz, o amor e a esperança a cada dia em nossos lares.
Ciranda da Paz Grupo de percussão do Centro Dom Hélder Câmara

Formação dos/as Educadores/as - 2008

Centro Dom Hélder Câmara

Formação dos/as Educadores/as – 2008

Tema: O Processo de Aquisição da Leitura e Escrita

Ministrante: Anunciata Clara Lyra e Lima

Carga Horária: 25 horas/aula

Público alvo: educadores/as do Centro Dom Hélder Câmara/Escola Mãe de Misericórdia e Centro Educacional Madre Michele

Número de participantes: 30

Objetivos:

  • Proporcionar momentos de reflexão e formação teórica sobre o processo de aquisição da leitura e escrita nas crianças;
  • Refletir sobre a concepção tradicional que temos sobre a alfabetização, trazendo conceitos mais abrangentes como letramento;
  • Motivar todos/as os/as educadores/as, sejam da escolarização ou das oficinas, a trabalharem com a leitura.

Segunda-feira (28/01/08)

I Momento

  • Dinâmica de integração do grupo e acordos de convivência
  • Levantamento da experiência (questões a serem discutidas em pequenos grupos):

_ Como vocês aprenderam a ler e escrever?

_ Como ensinam o processo de leitura e escrita?

_ Listem os conteúdos de ensino que vocês trabalham com as crianças.

_ Quais os desafios que têm enfrentado na prática pedagógica de sala de aula.

  • Socialização das sínteses dos grupos e montagem de um painel com os relatos.

II Momento

  1. Conceitos e concepções fundamentais para o processo de leitura e escrita

- Língua e ensino da Língua Portuguesa: O que ensinar? Por que ensinar?

- O processo de alfabetização e letramento: conceitos e implicações para o ensino e aprendizagem da leitura e escrita

- Métodos de ensino e teorias da aprendizagem e sua relação com as práticas pedagógicas da leitura e escrita

  1. Eixos de ensino a serem desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental.
  2. Exemplos de atividades de ensino para os eixos de:

a) Compreensão e valorização da cultura escrita

b) Desenvolvimento da oralidade.

Terça-feira (29/01/08)

I Momento

  • Acolhida com música
  1. Eixo de ensino da ESCRITA:

_ O que a criança precisa saber sobre a escrita?

_ Quais as hipóteses que a criança elabora no processo de aquisição da escrita?

_ Como formar uma criança escritora?

_ Quais os tipos de textos adequados para o ensino da escrita?

  1. Exemplos de atividades de ensino da escrita

II Momento

  1. Reconhecer diversos portadores de textos e sua função social
  2. Escolher um gênero textual e elaborar um planejamento de atividade de leitura
  3. Socialização para o grupão
  4. Atividade de enriquecimento da atividade apresentada

Quarta-feira (30/01/08)

I Momento

  • Dinâmica de acolhida

1. Eixo de ensino da LEITURA:

_ Como a criança se sente no mundo letrado e na escola?

_ Como formar uma criança leitora?

_ Quais os tipos de textos adequados para o ensino da leitura?

2. Exemplos de atividades de ensino de leitura – Apresentação de vídeo

II Momento

1.Reconhecer diversos portadores de textos e sua função social 2. Escolher um gênero textual e elaborar um planejamento de atividade de leitura 3. Socialização para o grupão 4. Atividade de enriquecimento da atividade apresentada

III Momento

Avaliação:

  • O que aprendemos?
  • Atingimos os nossos objetivos?
  • O que pode ser melhorado?

sábado, 17 de maio de 2008

18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal nº 9970/00, foi escolhido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira, conhecido como "Crime Araceli", nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi estuprada e cruelmente assassinada em Vitória, no Espírito Santo.

A menina Araceli Crespo tinha apenas nove anos quando foi levar um envelope para um grupo de rapazes, a pedido da mãe. Ao chegar no local marcado, foi espancada, estuprada e morta. O crime ocorreu no dia 18 de maio de 1973, e o caso ficou célebre três anos depois, com a publicação do livro "Araceli, meu amor", do jornalista José Louzeiro. Em homenagem à menina, no dia 18 de maio, comemoramos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O dia foi instituído por lei federal em 2000.

Coletar dados a respeito do abuso e da exploração sexual infantil não é tarefa fácil. Poucas denúncias são feitas, e as famílias ainda acreditam que é melhor esconder o abuso das autoridades.

Melhores Leitores - 1º Trimestre 2008

MELHORES LEITORES - 2008

MÊS

ALUNO (A)

TURNO

QUATIDADE

FEVEREIRO

Jecielly Ferreira Cardoso

Manhã

4 livros

Aline Vieira dos Santos

Tarde

3 livros

Leidyane Nascimento da Silva

Tarde

3 livros

Leonize Conceição de Lima

Tarde

3 livros

Maria Joyce Sales da Silva

Tarde

3 livros

Maria Vitória Alves da Silva

Tarde

3 livros

Sthefanie Félix Pereira

Tarde

3 livros

MARÇO

Luana Pereira de Moura

Manhã

11 livros

Bruna Pereira Calixto da Silva

Tarde

9 livros

Maria Joyce Sales da Silva

Tarde

9 livros

Rayana Batista de Melo

Tarde

9 livros

ABRIL

Alany da Silva Pereira

Manhã

7 livros

Letícia Conceição de Lima

Manhã

7 livos

André Vieira da Silva Diniz

Manhã

8 livros

Luana Pereira de Moura

Manhã

8 livros

Lucas Jackson do Nascimento

Manhã

9 livros

Flávio Amorim Firmino

Tarde

7 livros

Sérgio Pereira Santos

Tarde

7 livros

Jefferson Souza Vieira de Assis

Tarde

8 livros

Joyce Marques Santos da Silva

Tarde

8 livros

Kaline Josias de Queiroz

Tarde

8 livros

Gustavo Teodózio da Silva

Tarde

9 livros

Joathna Gomes dos Santos Souza

Tarde

9 livros

Jussara Rebeca Soares da Silva

Tarde

9 livros

Leandro Souza de Araújo

Tarde

9 livros

Maria Thays dos Santos Soares

Tarde

9 livros

Sthefanie Félix Pereira

Tarde

10 livros

Ana Carolina da Silva Nascimento

Tarde

11 livros

Maria Joyce Sales da Silva

Tarde

11 livros