domingo, 5 de agosto de 2007

Agenda de Eventos - 2º Semestre - 2007

I Colóquio internacional sobre Letramento e Cultura Escrita
Apresentar a pluralidade de práticas e concepções de leitura e escrita é a proposta do I Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, que acontece de 27 a 29 de agosto, na FaE/UFMG. Pesquisadores de diversos países se reúnem no evento para discutir diferentes estudos sobre alfabetização, cultura escrita e letramento e suas repercussões para o ensino, pesquisa e políticas públicas no Brasil.
III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares
Temática: Globalização e Interculturalidade: currículo, espaço em litígio?
Período: 12 a 14 de novembro de 2007
Local: Auditório da Reitoria e auditórios do Centro de Educação - UFPB - João Pessoa/PB
Organização: CE/PPGE/AEPPPC/GEPPC - UFPB
Informações: (83) 3216-7702

I Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais

Temática: Desafios históricos e saberes interdisciplinares.

O evento tem como objetivos principais promover a reflexão e o debate sobre as relações de gênero que seestabelecem nas mais diversas instâncias sociais e analisar o discurso sobre gênero elaborado por representações culturais. A idéia é abrir uma perspectiva de contribuição para a construção de novas relações de gênero pautadas na igualdade de oportunidades e no cumprimento dos direitos humanos.

Período: 04 a 06 de setembro de 2007

Local: Centro de Educação CE - Campus I UFPB

Organização: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB) e UEPB

Contatos: (83) 3216-7140

Inscrições on line: http://www.seminariogeneroufpb.org/

XI Congresso Brasileiro de Educação de Deficientes Visuais

A Associação Brasileira de Educadores de Deficientes visuais (Abedev)vai realizar, de 31 de outubro a 4 de novembro, em João Pessoa (PB), oXI Congresso Brasileiro de Educação de Deficientes Visuais. A temática geral do evento, que ocorre de quatro em quatro anos, é "Educação, Formação e Práticas Pedagógicas: compromisso com a inclusão".

Inscrições e informações adicionais estão em: http://intervox.nce.ufrj.br/abedev.

Site Interessante

O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) é um órgão da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criado em 1990, com o objetivo de integrar grupos interinstitucionais de pesquisa, ação educacional e documentação na área da alfabetização e do ensino de Português.
O Centro desenvolve projetos integrados de pesquisa relacionados à análise do estado do conhecimento sobre a alfabetização e o letramento, assim como das práticas de leitura e escrita e dos problemas relacionados a sua difusão e apropriação. No Ceale, também funciona o núcleo de pesquisa Educação e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social (Mestrado e Doutorado), da Faculdade de Educação da UFMG.
Confira mais informações no site do CEALE!

III Prêmio Carol Kuhlthau 2007

O Prêmio Carol Kuhlthau é uma homenagem à professora americana Carol Collier Kuhlthau , que tem destacada atuação na área de biblioteca escolar. Destina-se a bibliotecários e outros profissionais que atuam em bibliotecas no âmbito do Ensino Básico.
Constitui uma iniciativa do GRUPO DE ESTUDOS EM BIBLIOTECA ESCOLAR da Escola de Ciência da Informação da UFMG e da AUTÊNTICA EDITORA , de Belo Horizonte, com o objetivo de estimular a divulgação de iniciativas desenvolvidas em bibliotecas escolares que buscam envolver os alunos em suas atividades, colocando em evidência a função educativa dessas instituições.
O Prêmio Carol Kuhlthau 2007 terá como objetivo identificar experiências de bibliotecários, professores e outros educadores que estejam utilizando a metodologia proposta no livro Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental de Carol Kuhlthau. Pretende-se assim, reunir essas experiências, visando ao aperfeiçoamento da metodologia.
O Prêmio contemplará três categorias de candidatos:
o Categoria 1: bibliotecários; o Categoria 2: professores, auxiliares de biblioteca e/ou pessoas envolvidas com a biblioteca na escola; o Categoria 3: alunos de cursos de Biblioteconomia que estejam desenvolvendo projetos de aplicação da metodologia sob orientação de docentes de seus cursos.
Mais informações sobre o prêmio no endereço abaixo: